INSTITUTO CULTURAL RAÍZES

INSTITUTO CULTURAL RAÍZES
CONHEÇA O SITE DO INSTITUTO CULTURAL RAÍZES, ACESSANDO AQUI

CONHEÇA A TV RAÍZES DA CULTURA

CONHEÇA A TV RAÍZES DA CULTURA
ACOMPANHE NOSSO PROJETO DE COMUNICAÇÃO

REDE RAÍZES DE CULTURA

REDE RAÍZES DE CULTURA
Blog com acesso a todos os Projetos e Grupos Culturais vinculados ao Instituto Cultural Raízes

domingo, 8 de março de 2020

8 de março, dia internacional da mulher BRANCA - UMA REFLEXÃO


Conta-se que no dia 8 de março de 1857, data que marca o dito dia internacional da mulher, um grupo de operárias fizeram uma greve em NY e, pra resumo da ópera, sofreram repressões e algumas morreram.

Acontece que em 8 de março de 1857, eu ainda era uma escravizada. (Só pra lembrar, a abolição nos EUA foi em 1863. No brasil 1888). Isso significa que nossas irmãs estavam sendo vendidas como um pedaço de qualquer coisa. Provavelmente escravas das famílias de muitas dessas mulheres brancas grevistas super revolucionárias.

Como eu sempre digo, as mulheres brancas tem lá seus problemas, mas nenhum é mais grave que o nosso: nós temos um povo inteiro a reerguer em absolutamente TODOS os aspectos. Falam tanto de emancipação, podem resolver seus problemas sozinhas, não é mesmo? Já estão crescidinhas.

Por isso, já vou avisando com antecedência: não me deem feliz dia da mulher, se não eu vou achar que você é um/a deslocado/a que não conhece sua história (em alguns momentos é necessário falar duro mesmo, mas tem afeto nessa rispidez). Meu dia é 31 de Julho, Dia da Mulher Africana.

Em memória de todas aquelas que pereceram, o mínimo que a gente pode fazer é conhecer e honrar nossa história, não caindo em qualquer caô europeu e eurodescendente. 
Nossa referência principal, primordial e primeira é e deve ser África, no continente ou na diáspora. Nós devemos isso a quem perdeu a vida para hoje estarmos aqui.

Texto: Anin Urasse

Nenhum comentário:

Postar um comentário