INSTITUTO CULTURAL RAÍZES

INSTITUTO CULTURAL RAÍZES
CONHEÇA O SITE DO INSTITUTO CULTURAL RAÍZES, ACESSANDO AQUI

CONHEÇA A TV RAÍZES DA CULTURA

CONHEÇA A TV RAÍZES DA CULTURA
ACOMPANHE NOSSO PROJETO DE COMUNICAÇÃO

REDE RAÍZES DE CULTURA

REDE RAÍZES DE CULTURA
Blog com acesso a todos os Projetos e Grupos Culturais vinculados ao Instituto Cultural Raízes

PROJETOS PEDAGÓGICOS CONSCIÊNCIA NEGRA



CONSTRUINDO O MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA

PROJETO

Silvia Helena Rodrigues dos Santos


Tema: De corpo na América e de alma na África.
Lema: Educação, ética e etnia – as bases da cidadania.
Duração: um mês.
Característica: Projeto interdisciplinar, envolvendo História, Língua Portuguesa e Geografia.

Objetivos:
  • Valorizar a cultura negra e seus afro-descendentes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade;
  • Redescobrir a cultura negra, embranquecida pelo tempo;
  • Desmitificar a origem dos “voduns” e orixás;
  • Trazer á tona, discussões provocantes, para um posicionamento mais crítico frente à realidade social em que vivemos;
  • Utilizar recursos visuais da cultura afro e criar, a partir de experimentações visuais e textuais, atualizando-os de acordo com a modernidade.

Metodologia:
  • Utilização do livro didático  “O jogo da História”, volume 02, 6ª série, da editora Moderna  ( pode ser adaptado a todas as séries);
  • Estudo de alguns artigos da Declaração  Universal dos Direitos Humanos;
  • Exibição de vídeos (filmes e documentários): *Navio negreiro na rota dos Orixás”, do Ministério da Educação; “Vista minha pele”, CEERT; “Chico rei”,  Globo Vídeo;
  • Análise dos poemas de Carolina Maria de Jesus: literatura feminina negra – “Quarto de despejo”, da editora Ática;
  • Promover reflexões positivas de reportagens jornalísticas e textos (excertos) da atualidade;
  • Audição, análise e ilustração de músicas de compositores atuais e antigos, como por exemplo: “O canto dos escravos”, por Clementina de Jesus; “Todo camburão tem um pouco de navio negreiro”, pelo grupo O Rappa; “O canto da cidade, por Daniela Mercury; “Missa de quilombos” (é o mais difícil de se encontrar, mas dá para adquirir pela Internet), por Milton Nascimento;
  • Ilustrações dos trabalhos de Candido Portinari, Emiliano Di Cavalcanti, Jean-Baptiste Debret etc.

Atividades:
  • Leitura e análise de alguns artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, fazendo uma comparação entre o antes e o depois do tráfico negreiro e a escravidão no Brasil;
  • Verificação dos aspectos históricos e geográficos das linhagens vindas da África para o Brasil e também os das que percorreram  o caminho inverso;
  • Estudos dos poemas e das músicas, fazendo releituras e transformando-os em ilustrações pedagógicas para uma mostra cultural;
  • Desmitificar os orixás e voduns, empregando ilustrações comparativas com as de santos de outras religiões;
  • Fazer pesquisa de campo em áreas remanescentes de quilombos, existentes na região ou próximas a ela;
  • Realizar pesquisas bibliográficas sobre personagens negros, de ficção e não ficção; sobre alimentação típica, doenças etc.;
  • Confeccionar cartazes com fotos, montagens de vídeos, reportagens, cds etc.;
  • Realizar brincadeiras e jogos infantis;
  • Elaborar gráficos comparativos entre o Brasil e a África, envolvendo aspectos como a alimentação típica, a ocorrência de doenças etc.

Resultados esperados:
  • Apropriação de diversos saberes, além da conscientização sobre temas relevantes como legislação, tolerância, direitos e deveres etc.;
  • Desenvolvimento de valores – conceitos e procedimentos;
  • Apropriação de novas aprendizagens, a partir de reflexões e esclarecimentos sobre outras culturas.
  
A identidade da criança negra
     O trabalho de educação anti-racista deve começar cedo. Na educação Infantil, o primeiro desafio é o entendimento da identidade. A criança negra precisa se ver como negra, aprender a respeitar a imagem que tem de si mesmo e ter modelos que confirmem essa expectativa. Por isso, deve ser cuidadosa a seleção de livros didáticos e de literatura que tenham famílias negras. Se a linguagem do corpo é especialmente destacada nas séries iniciais, por que não apresentar danças africanas, jogos como capoeira e músicas, como samba e maracatu ? Em artes, pode-se trabalhar com máscaras africanas, um dos eixos de ser negro e desmistificar  estereótipos da África. Os alunos podem pesquisar curiosidades como, por exemplo, a cultura da Nigéria; podem ainda questionar a realidade do negro no Brasil, partindo das imagens de Jean-Baptiste Debret (1768-1848). Tudo deve ser um contraponto, pois há muita violência contra a criança negra, mas o projeto visa à alegria e à majestade da cultura africana, tudo como deve ser, sem constrangimentos nem equívocos  (revista Nova Escola -  ed.Nov.2004).


Silvia Helena Rodrigues dos Santos: Psicopedagoga clínica; professora de Artes Plásticas da rede estadual e municipal de Campinas; membro do Coletivo Anti-racismo “Milton Santos”;  Membro da Diretoria Executiva da Sub-sede Campinas da APEOESP; membro do Conselho do Negro, de Campinas.


Literatura...
Aulas de literatura devem ser sempre bem criativas pois estas despertam muito o interesse dos pequenos pelos livros infantis.O livro é uma porta para um mundo cheio de magia e descobertas.Cabe a nós educadores o papel de intermediadores deste contato maior entre a criança e o mundo da literatura!

Bonequinha Preta




Livro: A Bonequinha Preta - Alaíde Lisboa de Oliveira.Editora Lê
Esta com certeza é uma das minhas favoritas,através deste maravilhoso livro podemos trabalhar tantas coisas boas com nossos alunos.A questão da desobediência,do amor,do egoísmo e até a questão das nossas raças.

Dicas:
* Leve o livro e uma bonequinha preta(feita de pano)para a sala de aula,mas prepare todo o ambiente para que os alunos fiquem curiosos para saber do que se trata.
* Decore uma caixa com papéis coloridos e fitas,será uma caixa surpresa e dentro coloque o livro e a bonequinha.Espalhe pela sala,cartazes pequenos com desenhos que possam levar as crianças a fazerem perguntas,desenhe por exemplo:A roupinha da boneca, o sapatinho,um gatinho,etc...
* Ao abrir a caixa,mostre primeiro a boneca.Explique que ela é uma visita e que ficará alguns dias  na sala.Arrume um lugar pra ela se sentar!Deixe que os alunos peguem a boneca,faça esta atividade em rodinha,todos sentados no chão da sala  mesmo.Vão surgir algumas perguntas e você deverá respondê-las,anote-as,faça um registro de tudo o que está ocorrendo nesta atividade.Se possível fotografe todas as atividades.
* Durante toda a semana trabalhe com o livro,mostre a capa,explore-a bem,fale sobre a autora:Alaíde Lisboa de Oliveira.Se possível,mostre aos alunos uma foto dela.Ao iniciar o conto, leia com voz suave,sem pressa,os alunos quando gostam de uma história sempre pedem para ouvir novamente,isso é ótimo!Não leia o livro todo em um único dia,vá deixando as crianças com vontade de "quero mais!"
*Ao final da história procure saber deles o que mais gostaram,o que não gostaram,se mudariam algo na história, o que aprenderam com ela,você pode começar a trabalhar algumas questões a partir daí,como os nossos valores,o amor, o egoísmo, a questão de sermos diferentes com relação a cor,mas que somos todos iguais perante Deus, trabalhe o respeito ao próximo,a amizade,etc...


Sugestões de Atividades:
* Fazer com os alunos um mural com desenhos da bonequinha preta.
* Montar um quebra cabeça da bonequinha,fazer colagens,dobraduras,pintura a dedo,modelagem,alinhavo...
* Fazer uma bonequinha de pano para cada um e deixar que façam vistam a roupinha nela.
* Fazer um livrão de reconto,As crianças fazem o reconto você anota e elas desenham as cenas.
*Uma dica bem legal é fazer com os alunos o aniversário da Bonequinha Preta.Faça convites,decore a sala com balões.Neste dia,leve um bolo,docinhos,salgados e sucos,enfeite a mesa...As crianças amam esta festa,lembre-se se fotografar e não esqueça de colocar a bonequinha sentada a mesa também...
*Montar uma exposição com todos os trabalhos desenvolvidos durante este projeto, montar um painel com as fotos mostrando que todo o trabalho foi feito com muito carinho e teve início,meio e fim.Faça um livro de visitas, faça uma lembrancinhas para os visitantes(Pirulito embrulhado com aqueles papéis de bala de franginha,de cor preta,e coloque uma fitinha vermelha,formando o cabelinho dela,faça olhinhos e boca)
Este projeto  terá a duração que você escolher e vai depender também do interesse da sua turma,pode acontecer de surgirem novos projetos através deste!Boa aula!!!!


PROJETO: TRABALHANDO COM MÚSICA
1)ESCOLHA UMA MÚSICA QUE OS ALUNOS JÁ SAIBAM DE COR (BOI DA CARA PRETA, ATIREI O PAU NO GATO, PAI FRANCISCO...), ESCREVA-A NUM CARTAZ E FIXE-A NUM LOCAL ONDE TODOS OS ALUNOS POSSAM VISUALIZÁ-LA. DÊ A TODOS A LETRA DA MÚSICA.

2)DE INÍCIO NÃO FALE DO QUE SE TRATA E DEIXE QUE ELES EXPLOREM A LETRA DA MÚSICA FAZENDO SUAS DEDUÇÕES. APÓS, LEIA JUNTO COM ELES E PERMITA QUE ELES DESCUBRAM A MÚSICA. USE UM CD COM A MÚSICA E COLOQUE NO RÁDIO PARA ELES POSSAM OUVIR E CANTAR JUNTOS. DEPOIS QUE TODOS JÁ CANTARAM A MÚSICA COM O AUXÍLIO DO CD, CANTE VOCÊ COM ELES FAZENDO A LEITURA DE AJUSTE NO CARTAZ (LENDO, ACOMPANHANDO A LETRA DA MÚSICA COM O DEDO OU UMA RÉGUA). AH, OS ALUNOS ADORAM QUANDO VÊEM O(A) PROFESSOR(A) PARTICIPANDO DA ATIVIDADE COM ELES. OS DEIXAM BEM PRÓXIMOS!!

3)DEPOIS QUE TODOS JÁ SABEM A MÚSICA, PEÇA PARA QUE ELES ENCONTREM DETERMINADAS PALAVRAS NA LETRA DA MÚSICA E AS CIRCULEM COM CORES DIFERENTES (VOCÊ TAMBÉM VAI ESTAR TRABALHANDO CORES!!). FAÇA ISSO NA FOLHA DELES E DEPOIS PEÇA PARA ALGUNS ALUNOS ACHAREM AS MESMAS E OUTRAS PALAVRAS NO CARTAZ).

4)DEPOIS DISSO, VOCÊ PODE DISTRIBUIR UMA FOLHA ONDE AS ÚLTIMAS PALAVRAS DE CADA VERSO DA MÚSICA(SUBSTANTIVOS) ESTEJAM FALTANDO PARA QUE ELES POSSAM COMPLETAR COM AS MESMAS (SEM O APOIO DA LETRA COMPLETA DA MÚSICA, SENÃO ELES NÃO REFLETEM SOBRE A LEITURA E ESCRITA E VIRA APENAS UMA CÓPIA!). AUXILIE OS QUE ENCONTRAREM DIFICULDADES!! (FAÇA ESSA ATIVIDADE PRIMEIRAMENTE NO COLETIVO PARA QUE ELES COMPREENDAM, LEVANDO-OS A REFLETIR SOBRE A LEITURA E A ESCRITA.)

5)OUTRA ATIVIDADE É PEDIR PARA QUE USEM ALFABETO MÓVEL PARA ESCREVER PARTE DA MÚSICA (UM VERSO OU O NOME DA MÚSICA). PODE TAMBÉM FAZER ESTA ATIVIDADE UTILIZANDO AS PALAVRAS EMBARALHADAS DE PARTE DA MÚSICA PARA QUE ELES ORGANIZEM.

6)DIVIDA A MÚSICA EM VERSOS E EMBARALHE-OS PARA QUE ELES POSSAM ORGANIZAR OS MESMOS COLETIVAMENTE. DEPOIS PEÇA PARA QUE ELES TENTEM FAZER O MESMO EM DUPLAS OU SOZINHOS DE ACORDO COM O NÍVEL DA TURMA OU DE ALGUNS ALUNOS.

7)FINALIZANDO, PEÇA PARA QUE ELES REESCREVAM A MÚSICA (EM DUPLAS PRODUTIVAS DE ACORDO COM O NÍVEL DE ESCRITA OU INDIVIDUALMENTE). VOCÊ TAMBÉM PODE REESCREVÊ-LA JUNTAMENTE COM ELES TORNANDO-SE O ESCRIBA DE SEUS ALUNOS, ONDE ELES VÃO PODER OBSERVAR ALGUMAS QUESTÕES PECULIARES DA ESCRITA (PONTUAÇÃO,QUE SE ESCREVE DA ESQUERDA PARA A DIREITA, GRAFIA DE ALGUMAS PALAVRAS,QUANDO ACABA A LINHA CONTINUA-SE A ESCREVER NA LINHA DE BAIXO E A PARTIR DA ESQUERDA EM DIREÇÃO À DIREITA...). MAS NUNCA FAÇA ISSO PARA QUE ELES COPIEM!! ISSO NÃO AJUDA NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA!!

DEIXE O CARTAZ À MOSTRA NA SALA MESMO APÓS O TÉRMINO DO TRABALHO COM AQUELA MÚSICA NO PROJETO PARA QUE OS ALUNOS TENHAM A OPORTUNIDADE DE SEMPRE EXPLORÁ-LO E O CONSULTAREM. DESSA FORMA VOCÊ ESTARÁ CONTRIBUINDO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE ALFABETIZADOR QUE SERÁ MUITO IMPORTANTE PARA A ALFABETIZAÇÃO DE SEUS ALUNOS!! MAS LEMBRE-SE SEMPRE DE RETIRÁ-LO DO CAMPO VISUAL DOS SEUS ALUNOS QUANDO FIZER UMA ATIVIDADE COM A MESMA MÚSICA PARA QUE ELES NÃO COPIEM E SIM ARRISQUEM A ESCRITA, POIS O ERRO É IMPORTANTÍSSIMO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM BUSCA DOS ACERTOS!!! SE NÃO TENTAR, NINGUÉM APRENDE. O MESMO ACONTECE CONOSCO QUANDO TENTAMOS ACERTAR NA NOSSA PRÁTICA PEDAGÓGICA E NA VIDA. SE NÃO TENTARMOS, NUNCA SABEREMOS SE DARÁ CERTO OU NÃO! E SE ERRARMOS, ENCONTRAREMOS FORMAS PARA ACHARMOS OS ACERTOS!

VOCÊ PODE BUSCAR OUTRAS FORMAS DE EXPLORAR A  LETRA DE UMA MÚSICA!

E LEMBRE-SE DE SEMPRE AUXILIAR OS SEUS ALUNOS QUANDO PRECISAREM!! VOCÊ É O MEDIADOR DA APRENDIZAGEM DELES!!

E TAMBÉM SEMPRE FAÇA A ATIVIDADE NO COLETIVO, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS, PARA DEPOIS PARTIR PARA O TRABALHO EM DUPLA OU INDIVIDUAL.

EM DUPLA, OS DOIS ALUNOS TROCAM SUAS EXPERIÊNCIAS ONDE UM AUXILIA O OUTRO E CONSTROEM JUNTOS SUA APRENDIZAGEM!!

ESPERO TER CONTRIBUÍDO UM POUCO COM VOCÊS COM A MINHA POUCA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário